terça-feira, 16 de outubro de 2007

As 7 Igrejas do Apocalipse


Alguns estudiosos ensinam que essas 7 igrejas têm três significados proféticos:1.º - Representam 7 fases da Igreja Cristã, no decorrer dos séculos, da 1.ª à 2.ª Vinda de Jesus Cristo.2.º - Mas ao mesmo tempo essas 7 igrejas representam também 7 tipos de igrejas que sempre existiram em todas as épocas do Cristianismo. Atualmente (como em todas as épocas da Era Cristã) temos igrejas frias, perseguidas, mundanas, idólatras, mortas, reavivadas e mornas. 3.º - O terceiro significado dessas 7 igrejas é que elas representam 7 tipos de Cristãos que sempre houve e sempre haverá dentro do Cristianismo (pelo menos até o retorno de Cristo). E a classe que vai predominar no final dos tempos é aquela representada pela 7.ª Igreja. É o que estamos vendo hoje.

Éfeso - Igreja PreocupadaA igreja em Éfeso pode ter sido uma das melhores igrejas do primeiro século. Fundado por Paulo (ver At 20) e pastoreada por João por vários anos depois da morte de Paulo, era uma igreja espiritualmente "em chamas" no meio de uma das cidades mais paganizadas da Ásia. Cristo a elogiou por suas obras, paciência (perseverança), ódio do mal, por ter posto à prova aqueles que declaravam ser apóstolos e por seu trabalho por amor ao nome de Cristo (Ap 2.2,3). Ele também a condenou por ter deixado o primeiro amor. Durante a vida de Paulo, ela havia pregado o evangelho a toda criatura sob o céu (Cl 1.6,23), mas ao longo dos anos suas prioridades gradativamente se afastaram do seu zelo original.

Esmirna - Igreja PerseguidaO nome Esmirna se refere a mirra, e o processo de esmagamentousado para liberar sua fragrância simboliza a perseguição dos crentes. A igreja local chamada por esse nome e as igrejas que existiram durante a era da Igreja que ela representa (os séculos II e III) estavam entre as mais perseguidas em toda a história do cristianismo. Ditadores romanos de Nero a Diocleciano desencadearam várias ondas de perseguição, usndo o poder governamental em suas tentativas de destruir a Igreja. É um milagre de Deus que a Igreja não só tenha sobrevivido àquele período, mas também lutado, crescido e se espalhado pelo Império Romano. Assim como a mirra, quando a Igreja é esmagada com tribulações, a fragrância da sua fé é liberada. Nenhuma palavra de condenação foi expressa pelo nosso Senhor contra essa igreja. Ao contrário, a honrou e elogiou por seu sofrimento e pobreza. Essa cidade hoje é chamada Izmir, na atual Turquia. Policarpo, um convertido de João, pastoreou essa igreja até ser martirizado no ano 155.

Pérgamo - Igreja IndulgentePérgamo estava loclizada a cerca de 95km ai norte de Esmirna. Era um caldeirão de idolatria pagã. A igreja sofria tanto a investida de falsos apóstolos quanto daqueles que eram a favor de uma hierarquia extremamente poderosa de "apóstolos" e sacerdotes (os nicolaítas). Pérgamo era a capital romana da Ásia e o trono da autoridade pagã; portanto, "o trono de Satanás" estava lá. A igreja de Pérgamo era culpada de buscar agradar a sociedade ao seu redor em vez de ao Senhor, aplainando depois o caminho para a paganização da Igreja nos séculos que se seguiram. Elogios à parte, nosso Senhor a acusa de tolerar falsos mestres como os nicolaítas (Ap 2.6,15) e aqueles que ensinavam as doutrinas de Balaão (ver Nm 22-24). Pérgamo também tinha o maior altar do mundo a Zeus. Num sentido muito real, pode ter sido a capital do diabo para a propagação do paganismo. Muitas doutrinas pagãs foram introduzidas na Igreja durante esse período da história.

Tiatira - Igreja NegligenteA carta a Tiatira, uma cidade a cerca de 64km de Pérgamo, é a mais longa das sete cartas. Essa igreja parecia ter uma mulher como a Jezabel do Antigo Testamento, que trazia o culto pagão e grande imoralidade sexual para dentro da igreja (confira 1Rs18,19). A identidade dessa mulher de tiatira não é conhecida, exceto o fato de ser semelhante a Jezabel. As práticas pagãs introduzidas nessa igreja tipificam o paganismo e a superstição excessivos que muitas vezes influenciavam as igrejas medievais. Essa igreja foi condenada pelo nosso Senhor tanto por imoralidade como por idolatria.

Sardes - Igreja ImpotenteSardes era uma cidade rica, a 48km a sudeste de Tiatira. No século VI a.C., era uma das maiores cidades do mundo, governada pelo renomado Creso, chamado Midas pelos gregos e conhecido por seus tesouros de ouro. Contudo, a glória de Sardes era passada, pois a cidade caíra diante dos persas em 546 a.C. e dos gregos em 334 a.C. Em 17 d.C., Sardes foi destruída por um terremoto e reconstruída por Tibério César. A igreja em Sardes, como a cidade, estava em constante perigo de corrupção interna e colapso. Sua inclusão entre as sete pode melhor ser atribuída ao fato de qye muitas igrejas locais se assemelham a ela e que essa igreja melhor tipifica aquelas que começam bem, mas perdem seu fervor espiritual depois de uma ou duas gerações ecomeça a viver dos louros do passado. Tal era o caso de igreja moribunda de Sardes. Quando João escreveu o Apocalipse, essa igreja local que inicialmente estivera calcada no evangelho encontrava-se espiritualmente "morta". Isso claramente indica que João escreveu essas palavras muito depois da fundação da igreja, um dado importante para a datação do livro de Apocalipse.

Filadélfia - Igreja PerseveranteA cidade de Filadélfia era localizada a cerca de 45km de Sardes. Essa cidade foi fundada pelo rei Átalo em honra ao seu irmão e é conhecida como a "cidade do amor fraternal". Parece ter sido uma igreja fiel, pois o Senhor muito a elogiou, sem mencionar sequer uma palavra de reprovação relativa a ela. Tanto a igreja local quanto a era da Igreja que representa são caracterizadas pela "porta aberta". Muitos crêem que isso se refere à evangelização mundial que caracteriza igrejas crentes na Bíblia e voltadas para a obra missionária. Das sete igrejas descritas, Filadélfia é o modelo mais idela de uma igreja verdadeira.

Laodicéia - Igreja MornaEsta igreja era localizada a cerca de 64km de Filadélfia, em uma cidade rica, repleta de cultura e conhecimento gregos. A tradição cristã indica a relação primitiva entre Laodicéia e a igreja de Colossos. O apóstolo Paulo escreveu uma carta, que aparentemente foi perdida, à igreja de Laodicéia (Cl 4.16). A designação da igreja como "morna" é tirada do contraste das fontes termais da vizinha Hierápolis com as águas puras e frias de Colossos. Não há palavras de elogio para os mornos laodicenses. As igrejas "laodicenses" de hoje têm "a aparência de piedade, mas [negam] a eficácia dela" (2Tm 3.5) Em algumas igrejas, a Bíblia raramente é ensinada, e pecadores raramente se convertem a Cristo. Cristo ameaça rejeitar essa igreja apóstata, como se percebe com a figura de vomitar da boca. Embora a igreja seja rejeitada, aqueles indivíduos que crêem não o são. Uma igreja morna declara ser cristã, mas prega outro evangelho, baseado muitas vezes em obras. Dessa maneira, representa mal diante dos homens a pessoa de Cristo e a salvação que ele trouxe ao homem.


Resumo:

1ª) Éfeso - Representa o tempo em que a Igreja começou a perder o amor pela obra de Deus; é a igreja fria, logo após o tempo dos apóstolos.

2ª) Esmirna - Representa o tempo em que a Igreja começou a ser perseguida; é o tempo dos mártires, na grande perseguição do Império Romano.

3ª) Pérgamo - Representa o tempo em que a Igreja se aliou ao mundo, e o mundo entrou na Igreja. É o tempo da Igreja politiqueira e mundana na Idade Média.

4ª) Tiatira - Representa o tempo em que a Igreja se misturou à idolatria, quando muitos dos seus membros se entregaram à prostituição e passaram a cultuar os ídolos. É o tempo da Igreja na Idade Média, quando começou a adoração aos santos e aconteceu a infiltração de imagens nos templos (até hoje muitas igrejas que se dizem cristãs trazem essas marcas malignas da Idade Média).

5ª) Sardes - Representa o tempo em que Igreja esteve como morta, tendo apenas alguns poucos sobreviventes, que lutavam por um reavivamento. No final da Idade Média começou a Reforma dentro da Igreja, quando alguns começaram a despertar. Foi um tempo de muita luta e derramamento de sangue inocente.

6ª) Filadélfia - Representa a Igreja reavivada, logo após o nebuloso tempo da Idade Média. É a Igreja que recebeu a promessa de ser levada do mundo antes do domínio do Anticristo.

7ª) Laodicéia - Representa a pior das Igrejas. É a Igreja de hoje, super moderna, que tem substituído o culto a Deus por muitas coisas profanas. É a Igreja materialista e rica que acha que não precisa de mais nada. É a Igreja que colocou Jesus do lado de fora. Representa a última corrupção da igreja, pouco antes do Retorno de Cristo, nos dias atuais. Podemos dizer que atualmente há somente duas espécies de Igrejas no meio de tantas: A de Filadélfia e a de Laodicéia. Se nós estamos sabendo disso temos a grande responsabilidade de preservar a Igreja de Filadélfia e lutar contra a corrupção de Laodicéia.

4 comentários:

HISTORIADASUACIDADE disse...

Olá amigos! Se eu puder ajudar, eu digo que assim como o povo de Israel se dividiu em 12 tribos, assim também são João profetizou bem. Ele nos adverte o que está acontecendo hoje, seitas que se dizem igrejas e nem sequer foram apontadas por nenhum apóstolo. Isso é heresia e a prova disso está em apocalipse 13 onde diz que a besta virá fazer guerra aos santos e vencê-los. Quem faz guerra aos santos? Quem destrói esculturas sagradas dizendo ser ídolos? acaso a mãe de Jesus é ídolo? algum dos santos? Então a profecia se cumpre hoje e a garantia do cristão é que Jesus diz que as portas do inferno jamais prevalecerão diante da igreja.
Que o amor de Maria converta os corações para a paz de cristo.

Frederico disse...

Que Maria que nada!
Está escrito em Lucas 11:27 Ora, enquanto ele dizia estas coisas, certa mulher dentre a multidão levantou a voz e lhe disse: Bem-aventurado o ventre que te trouxe e os peitos em que te amamentaste.
28 Mas ele respondeu: Antes bem-aventurados os que ouvem a palavra de Deus, e a observam.

Jesus não deu honra a Maria, mas disse que aquele que ouve e cumpre a Palavra de Deus é mais bem aventurado do que ela.

Frederico disse...

Em Mateus 12 também diz :47 Disse-lhe alguém: Eis que estão ali fora tua mãe e teus irmãos, e procuram falar contigo.
48 Ele, porém, respondeu ao que lhe falava: Quem é minha mãe? e quem são meus irmãos?
49 E, estendendo a mão para os seus discípulos disse: Eis aqui minha mãe e meus irmãos.
50 Pois qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, esse é meu irmão, irmã e mãe.

Porque Jesus não deu honra a mãe dele, se ela é o que os catolicos dizem ser?
Ele aqui também não diz que quem faz a vontade de seu Pai é também seu pai, mostrando que o Pai é só um, mas mãe, irmão e irmã, são todos os que obedecem a Deus.

Não é dificil ver.

Frederico disse...

E se Maria é a intercessora do povo junto a Jesus, porque dizem que ela pede ao Filho e o Filho obedece, então porque Pedro em suas cartas e Paulo, João e Tiago em suas cartas nem mencionam o nome de Maria e muito menos a tratam com alguma reverencia especial?
Alguém pode me dar uma resposta sobre isso que seja razoável e sem fábulas sem comprovação bíblica.