terça-feira, 16 de outubro de 2007

Mexicanos celebram nova imagem da Santa da Morte




Em uma casa transformada em santuário no popular centro da Cidade do México, a nova imagem da Santa Muerte (Santa da Morte, na tradução livre) foi canonizada neste domingo. A pálida imagem da santa passa agora a ter um vestido dourado.




David Romo, o arcebispo da igreja, afirmou que a nova imagem lhe apareceu em sonho, em dezembro de 2006, quando uma mulher lhe disse para mostrar aos devotos o novo aspecto da estátua. Ele negou que a troca fosse uma jogada para acabar com os boatos de que a imagem é usada em cultos de magia negra.
"É uma imagem de justiça, de liberdade, porque antes de tudo é uma imagem que mostra o rosto de Deus", completou. Dezenas de devotos participaram da cerimônia, levando nos braços, e até mesmo em tatuagens, a tradicional imagem da morte. Várias famílias também levaram seus filhos para serem batizados perante o altar da Santa da Morte.
"Não há diferença, é igual a qualquer igreja", disse Francisco Armenta, 42 anos, que aguardava pelo batismo de seu filho de 3 anos. O ex-presidiário Eugenio Márquez, 36 anos, disse que a devoção lhe ajudou a sair da prisão e a deixar as drogas. "Eu era viciado em cocaína e me levantei graças a ela", disse, antes de mostrar a tatuagem da santa que tem no ombro esquerdo.
Pelos bairros mais populares do México, é comum encontrar altares dedicados à Santa da Morte, algumas vezes vestida com traje branco e com uma coroa sobre sua caveira.


0 comentários: